Humanização e fortalecimento de redes: Setembro Amarelo em debate na UFSC Araranguá.

27/09/2018 13:57

Durante os dias 25 e 26 de setembro, o Setor de Apoio ao Estudante da UFSC Araranguá promoveu ações referentes ao Setembro Amarelo, em convergência com a campanha nacional e com a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD). O evento proporcionou atividades diversificadas que ampliaram os olhares sobre o tema, capacitando técnicos, docentes e estudantes para um acolhimento humanizado e atento à saúde mental. O tema da prevenção ao suicídio foi problematizado com qualidade, tendo em vista as diferentes  facetas que articulam aspectos particulares e universais, como os determinantes sociais de saúde, trazendo conhecimentos sociológicos, psicológicos e da saúde pública. Para tanto, contou com a participação de técnicos e docentes do campus, bem como de profissionais da rede de saúde pública e de uma instituição comunitária de ensino. Além disso, os momentos de contato com a arte e com a natureza fortaleceram a perspectiva de que a saúde mental passa por espaços de experiência integral e coletiva. O Setor de Apoio ao Estudante salienta que temas como este não podem ser visibilizados isoladamente, mas precisam ser trabalhados durante todo o ano.

Agora queremos saber sua opinião!

Ajude-nos a melhorar esta ação por meio de uma avaliação do evento.

Acompanhe o site página no Facebook do Setor de Apoio ao Estudante.

Florescer – entrega de mudas e sementes.

Saúde mental e questões de gênero – Roda de conversa do Grupo Mulheres na Universidade.

Indicadores em saúde mental – Roda de conversa com Prof. João Matheus Acosta.

Oficina aberta de arte com a Pedagoga Carla Godoi.

“As vantagens de ser invisível”. Sessão de cinema e debate – Projeto UFSC EM FOCO.

Fortalecendo redes de apoio para prevenção ao suicídio: Roda de conversa com Dipaula Minotto da Silva – Docente de Psicologia na UNESC, Psicóloga e gerente da Saúde Mental da 20ª Gerência Regional de Saúde.

Apresentação do Coral Encanta UFSC.

Referências contemporâneas sobre o desejo de morrer: Palestra com Artur Cipriani – Psicólogo na Atenção Primária de Balneário Arroio do Silva.