Dia da Assistente Social

15/05/2020 15:03

Hoje é um dia especial: dia de visibilizarmos esta categoria profissional fundamental para nossa universidade.

O Serviço Social é uma profissão regulamentada em 1993 e visa uma prática radicalmente democrática. Estão em seus Princípios Fundamentais a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; e a ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.

Na UFSC, Assistentes Sociais contribuem em diferentes áreas do Serviço Social: na Pró Reitoria de Assistência Estudantil; no Hospital Universitário;  na Pró Reitoria de Gestão de Pessoas; no Departamento de Integração Acadêmica e Profissional; no Colégio de Aplicação e Núcleo de Desenvolvimento Infantil; além do Departamento e Programa de Pós Graduação em Serviço Social.

Na UFSC Araranguá nossas assistentes sociais têm atuado no Setor de Apoio ao Estudante mesmo antes deste setor existir. Estão constantemente trabalhando na defesa dos direitos do público estudantil, em busca de um campus mais justo, democrático e diverso.

Agradecemos, imensamente, por todo compromisso ético com o enfrentamento das desigualdade sociais além de toda empatia e cuidado no cotidiano universitário. Especialmente em tempos de pandemia, quando são estas profissionais que estão atuando fortemente no tensionamento frente as dificuldades socioeconômicas de nossos estudantes.