Bolsa Permanência 2019 – Saiba Mais!

30/07/2019 17:19

Estudantes indígenas e quilombolas, sejam bem – vind@s à UFSC Araranguá!

Abaixo encontram-se algumas orientações gerais para solicitação de Bolsa MEC, que poderá auxiliar em sua permanência na Universidade.

O Ministério da Educação (MEC) criou em 2013 o  Programa de Bolsa Permanência – PBP com objetivo de oportunizar a permanência de estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Desde 2017, este programa se tornou exclusivo para indígenas e quilombolas (conforme o Ofício Circular nº 29/2016/CGRE/DIPES/SESU/MEC e Portaria 389/2013/MEC).

Quem tem direito a solicitar a bolsa MEC?

Estudantes indígenas e quilombolas.

Que documentos são necessários para concorrer à bolsa?

1. Autodeclaração do candidato.
  2. Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 03 (três) lideranças reconhecidas (com assinatura igual à dos documentos de RG).
  3. Cópia dos documentos de RG e CPF das três lideranças;
  4. Declaração da Fundação Nacional do Índio – Funai de que o estudante indígena reside em comunidade indígena
  5. Comprovante de residência em comunidade indígena assinado por 3 lideranças.
  6. Declaração da Fundação Cultural Palmares de que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.
  7. Termo de Compromisso.
  8. Questionário de Inscrição preenchido (feito no cadastro do SISBP).

>>>Acesse os modelos dos documentos aqui:

INDÍGENAS – Modelos de Doc

QUILOMBOLAS – Modelos Doc

Como faço para concorrer à bolsa?

1º Digitalizar todos os documentos solicitados acima;

2º Cadastrar-se no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP que se encontra no site: http://sisbp.mec.gov.br/ (“Primeiro Acesso” e em seguida em “solicitar acesso”);

3º Anexar a documentação digitalizada no sistema – SISBP;

4º Entregar no seu campus os documentos originais. Somente após a entrega física dos documentos será possível a avaliação e homologação da inscrição.

>>>Atenção!

A entrega dos documentos originais deve ser feita até dia 30 de agosto de 2019 no Setor de Apoio ao Estudante.

Para mais informações

Perguntas e Respostas Bolsa MEC