Algumas orientações…

19/03/2020 21:37

Prezadas (os) estudantes da UFSC Campus Araranguá,

Nós do Setor de Apoio ao Estudante (SAE) queremos deixar algumas orientações referentes ao período em que estaremos em isolamento, devido à pandemia do  Coronavírus (COVID 19).

SERÁ QUE NÃO É EXAGERO?

Mais do que nunca, é momento de pensar coletivamente. O isolamento é fundamental, não é exagero! Siga as orientações do Ministério da Saúde no que se refere aos cuidados pessoais para prevenção da transmissão do vírus. Saiba mais aqui.

MAS PRECISO MESMO FICAR EM CASA?

Neste momento é importante atentar aos dados epidemiológicos e observar que há grupos sociais em maior vulnerabilidade. Profissionais de serviços essenciais seguem trabalhando e, para que eles se exponham a menos riscos, se faz necessário que quem pode ficar em casa não saia. Saiba mais aqui.

SERÁ QUE NÃO É MELHOR EU VIAJAR?

Estar perto da família e dos amigos pode ser muito bom, mas lembre-se que é necessário evitar o contato físico e a proximidade com outras pessoas pois pode-se contribuir para a transmissão do vírus, mesmo não sendo do grupo de risco. Como medida de precaução, o governo do Estado sugeriu a paralisação dos transportes coletivos por sete dias. É possível que esse período se estenda, a depender da situação da pandemia.

E AS AULAS? COMO FICARÃO?

As aulas presenciais e à distância estão suspensas por 30 dias. Se houver necessidade de ampliar este prazo, a UFSC avisará a toda a comunidade universitária. Saiba mais aqui.

SOU USUÁRIO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: COMO SERÁ AGORA?

Os pagamentos relacionados aos Programas Bolsa Estudantil, Auxílio-Moradia e Auxílio Creche, estão mantidos. No entanto ESTÃO SUSPENSOS, por tempo indeterminado:

• 2º ciclo do Edital nº 2/2020/PRAE, sendo que assim que as atividades retornem à normalidade, os agendamentos para entrevistas, entrega de documentação para o Cadastro PRAE e inscrição nos programas serão retomados;
  • A entrega de qualquer tipo de documento de forma presencial;
  • A entrega de documentos relacionados ao Programa Auxílio-Moradia de forma presencial, os quais deverão ser encaminhados pelo e-mail: assistenciaestudantil.ara@contato.ufsc.br.

Saiba mais aqui

COMO FAREI SEM O RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO?

A PRAE disponibilizou auxílio emergencial para aqueles que são isentos do RU, e devem ser solicitados até dia 20/03! Você pode acessar aqui.

Os centros acadêmicos também estão organizando uma rede de solidariedade entre estudantes diante deste momento difícil, se tiver condições contribua, caso precise de apoio entre em contato.

E O SETOR EM ARARANGUÁ?

O Setor de Apoio ao Estudante segue trabalhando à distância, via e-mail e telefone celular. Atendimentos com Psicologia Educacional podem ser realizados on line, (saiba mais aqui). Demais atendimentos presenciais estão suspensos por tempo indeterminado.

QUANDO DEVO PROCURAR AJUDA MÉDICA EM ARARANGUÁ?

Previna-se e evite se deslocar para a rede de saúde por sintomas de gripe ou alergia. Saiba mais aqui.

Diante de sintomas da doença você pode entrar em contato pelo telefone (48) 32510990  com o comitê de enfrentamento ao Corona Vírus em Araranguá e pedir maiores orientações.

Há um aplicativo do Ministério da Saúde que pode ajudar a identificar os sintomas: baixe aqui.

Por fim, algumas indicações para sua saúde mental: previna-se com as indicações de higiene pessoal; evite estar em ambientes com aglomeração; evite compartilhar informações não confiáveis; use as tecnologias para se aproximar de pessoas que te fazem bem; evite o excesso de notícias diárias; colabore com que está no grupo de risco (idosos e pessoas com doenças crônicas respiratórias e cardiológicas); lembre-se de seus colegas e aja com solidariedade; crie uma rotina durante o período de isolamento e aproveite o tempo livre para fazer coisas que te fazem bem. E diante de dificuldades, não hesite em entrar em contato!

Nos colocamos à disposição para demais dúvidas pelo e-mail: apoioaoestudante.ara@contato.ufsc.br e pelo Instagram: sae_ufsc_ara.

Atenciosamente,

equipe do Setor de Apoio ao Estudante.

UFSC Araranguá.